Nikolas nega voto por alta na luz e acusa plano de desgaste
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) negou ter votado contra o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, se mantido, evitaria aumento na conta de luz. O parlamentar rebateu críticas nas redes sociais e afirmou que há uma articulação para prejudicar sua imagem.
“Claro que eu não votei para poder aumentar sua conta de luz. Qual prova tem disso? Nenhuma, porque eu fiz exatamente o contrário. Eu fui a favor do veto do Lula, tem várias provas aí”, afirmou Nikolas em vídeo publicado nesta quinta-feira (19).
A polêmica surgiu após o Congresso Nacional derrubar vetos presidenciais aos chamados “jabutis” incluídos no marco da energia offshore, que trata da geração de energia por turbinas eólicas no mar. A medida pode gerar impacto na conta de energia elétrica.
Embora o deputado tenha votado pela manutenção do veto, nomes ligados à esquerda, como André Janones (Avante-MG) e Pedro Rousseff (PT-MG), tentaram vinculá-lo à derrubada, mesmo ele estando fora do país, em viagem ao Japão.
Críticas e acusações de fake news
Nikolas também comentou outras alegações que circulam contra ele. Citou a prisão de um primo em Uberlândia, que transportava drogas, e criticou tentativas de associá-lo ao caso.
“Tentaram atrelar a minha emenda com o fato do meu primo ser de lá, um primo que eu via em funeral e casamento. Isso é bizarro. Há um plano por trás disso, que é me desgastar”, declarou.
O deputado ainda classificou como falsas as acusações de que teria votado contra a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil ou pela manutenção de impostos sobre a cesta básica. “É mentira deslavada”, concluiu.