Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral e segue tratamento com antibióticos
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com pneumonia viral e iniciou tratamento com antibióticos, conforme informou o cirurgião Claudio Birolini neste sábado (21/6). Bolsonaro realizou uma bateria de exames no Hospital DF Star, em Brasília (DF), após apresentar episódios de vômitos e crises de soluço ao longo da semana.
De acordo com o médico, os exames já estavam programados como parte do acompanhamento pós-operatório de uma cirurgia intestinal realizada em abril. “Do ponto de vista do pós-operatório, está tudo bem com a cirurgia. A tomografia foi feita com contraste, que progride bem até o intestino grosso, e mostra que a parede abdominal está bem contida. Vamos entrar com o antibiótico para acabar de resolver a questão do pulmão”, explicou Birolini.
Crises de vômito e soluços frequentes
O ex-presidente relatou que tem vomitado com frequência. “Desculpa, estou muito mal. Vomito 10 vezes por dia”, afirmou Bolsonaro na sexta-feira (20/6), durante uma visita a um frigorífico em Goiânia, da qual precisou se retirar após apenas 20 minutos. Na véspera, na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, ele teve um discurso interrompido por causa dos soluços.
Apesar do quadro de saúde, Bolsonaro manteve o tom descontraído: “Já foram sete cirurgias e eu espero que seja a última. O médico quer que eu coma mais devagar para evitar as crises de soluços, mas o resto está liberado. Se pagar um pastel e caldo de cana, vamos comer agora”, brincou.
Histórico recente de cirurgias
Bolsonaro passou por uma nova cirurgia no intestino em abril deste ano, em decorrência de uma obstrução intestinal. Na ocasião, ele ficou internado por três semanas. Segundo sua equipe médica, a recuperação cirúrgica segue dentro do esperado.