Português (Brasil)

Justiça dá 48 horas para governo Lula explicar fraudes no INSS

Justiça dá 48 horas para governo Lula explicar fraudes no INSS

Decisão foi proferida em ação popular do deputado Nikolas Ferreira e do vereador Guilherme Kilter

Compartilhe este conteúdo:

Um juiz federal determinou que o governo Lula (PT) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se pronunciem em até 48 horas sobre as irregularidades em descontos na folha de pagamento de aposentados. A decisão foi proferida pelo juiz Waldemar Claudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, nesta quarta-feira (7).

A ordem judicial foi emitida no âmbito de uma ação popular movida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e pelo vereador Guilherme Kilter (Novo), de Curitiba (PR), contra a União e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na ação, os políticos pedem explicações sobre as fraudes e questionam o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Ao decidir que o poder público se pronuncie, o juiz Waldemar de Carvalho também determinou que o Ministério Público Federal se manifeste sobre a questão. Nos pedidos, Nikolas e Kilter querem que o governo, o INSS e Lupi sejam condenados a ressarcir os cofres públicos em ao menos R$ 6,3 bilhões, além de restituir os valores aos aposentados afetados.

 

Compartilhe este conteúdo: