Português (Brasil)

Lula já tem suspeito de ter vazado reclamação de Janja a Xi Jinping

Lula já tem suspeito de ter vazado reclamação de Janja a Xi Jinping

A viagem à China da comitiva brasileira ia bem até os 45 do segundo tempo quando, durante o jantar de despedida com Xi Jinping, Janja reclamou do TikTok, constrangendo o ditador chinês. O acontecido acabou caindo na imprensa, o que irritou Lula, já que apenas seus ministros estavam presentes no jantar e só eles podem ter vazado. Pois bem, o presidente tem um principal suspeito da fofoca: Rui Costa.

Compartilhe este conteúdo:

No episódio relatado à imprensa, na reunião para tratar de assuntos comercias, a primeira-dama tomou a palavra e criticou a rede social chinesa, alegando que seu algoritmo beneficiaria a “extrema-direita”. Xi Jinping, sem entender a fala, respondeu que o Brasil poderia simplesmente regular ou até banir o TikTok. “Ninguém entendeu o tema nem o pedido”, revelou uns dos presentes, acrescentando que ficou um “climão” no ar.

Nesta quarta-feira (14), Lula admitiu que Janja falou sobre o tema, mas que a fala foi distorcida por algum ministro. Também questionou quem teve a “pachorra” de vazar a conversa confidencial e pessoal. “Eu vi na matéria que um ministro estava incomodado. Se um ministro estivesse incomodado, ele deveria ter me procurado e pedido para sair. Eu autorizaria ele a sair de lá”, afirmou.

Depois de matutar sobre quem poderia ter feito a fofoca diplomática, o casal oficial chegou ao nome do comandante da Casa Civil, Rui Costa. De acordo com integrantes do governo, tem o costume de falar mal de Janja. Um dos desintendimentos tem a ver com a compra de novos movéis para o Alvorada, barrada e vista como gasto excessivo pela Casa Civil.

Outro argumento para a conclusão da investigação do casal é que os outros ministros presentes não teriam a ousadia de criticar a primeira-dama. Ao não ser Rui Costa, que é visto pelo próprio Lula como ministro mais importante do seu governo.

Em entrevista à CNN, Janja diz ter sofrido machismo após o vazamento de declarações.
“Vejo machismo na atitude de quem presenciou o encontro e distorceu os fatos ao repassá-los. Também lamento a amplificação dessa misoginia pela imprensa, especialmente com o engajamento de mulheres”
A primeira dama questionou a origem do vazamento, que envolveu uma conversa reservada.
“Acho estranho como essa informação chegou à imprensa, pois apenas meus ministros estavam presentes. Alguém teve a ousadia de divulgar uma discussão confidencial e pessoal, ocorrida durante um jantar”
A primeira jornalista a revelar com exclusividade que Janja criou constrangimento em encontro com Xi Jinping foi Andréia Sadi, do G1 e Globonews.

Compartilhe este conteúdo: