Zelensky desiste de encontro com Rússia após ausência de Putin
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, cancelou sua participação em uma reunião em Istambul, na Turquia, voltada para discutir um possível acordo de paz com a Rússia. A decisão veio após Vladimir Putin também desistir de comparecer ao encontro.
Em vez de participar pessoalmente, Zelensky decidiu enviar uma delegação chefiada pelo ministro da Defesa, Rustem Umerov. Segundo ele, a delegação russa presente na reunião não contaria com “ninguém que realmente tome decisões”, o que, na visão do governo ucraniano, esvazia o caráter decisivo do encontro. O presidente Lula ligou para Putin nesta quarta-feira (14) para tentar convencê-lo de participar, no entanto, não houve resultado.
Mesmo assim, o líder ucraniano afirmou que a iniciativa procura demonstrar ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o comprometimento da Ucrânia com a busca por uma solução pacífica para o conflito que já dura três anos.
“O objetivo é tentar pelo menos dar os primeiros passos em direção à distensão, os primeiros passos em direção ao fim da guerra”, declarou Zelensky.
A cúpula em Istambul seria uma das raras tentativas recentes de diálogo direto entre representantes da Ucrânia e da Rússia, em meio a um cenário diplomático cada vez mais desgastado.